sábado, 14 de maio de 2011

As Lindas Cachoeiras de Paraty

Cachoeira do Tobogã 
Também conhecida como escorrega, localizada bem perto da Igreja de Nossa Senhora da Penha, se constitui em um verdadeiro “escorrega”. As águas descem sobre uma enorme formação rochosa – lisa e escorregadia – e se transformam, ao final da descida, em um cristalino poço, cercada por pedras grandes e pela mata atlântica. O local é preferido pelos moradores do local para a prática do ousado surf das cachoeiras ou surf das pedras.
Poço do Tarzan

Próxima ao antigo Caminho do Ouro e às margens da estrada que liga Paraty a cidade de Cunha (SP) está o Poço do Tarzan, formado por um pequeno desnível, formando assim, uma bela piscina natural rodeado pela mata atlântica, os visitantes que gostam de um pouco mais de adrenalina poderão subir por uma escada feita de bambu a uma grande pedra de aproximadamente 10 metros e dar um grande salto.
  Pedra Branca


Escondida em plena floresta atlântica, um verdadeiro espetáculo da natureza formado por uma forte queda d’ água e lindas piscinas naturais de tamanhos variados. Nesta cachoeira estão as ruínas da antiga usina que fornecia energia a fabrica de farinha de banana do Príncipe Dom João de Orleans e Bragança.
Usina

Conhecida também como Toca da Ingrácia, a Cachoeira da Usina integra um conjunto de quedas d`água que margeia a estrada Paraty-Cunha. Seu acesso é feito por esta rodovia, e está localizada logo após a localidade da Ponte Branca, que leva este nome por está próxima a uma ponte sobre o rio Perequê – Açu, a seis quilômetros do centro de Paraty. É formada por um pequeno desnível do rio, que origina poços e piscinas, uma corda amarrada no alto de uma árvore proporciona ao visitante audacioso se jogar em uma bela piscina natural.
Iriri

Fica próxima à praia do Iririguaçú, apenas 6 km da localidade de Tarituba. A queda d’agua envolve um conjunto de três saltos e duas piscinas naturais de águas verde esmeralda, que refletem a preservada floresta que ficam a sua volta, um espetáculo de grande beleza cênica. Suas nascentes encontram-se no alto da Serra do Mar.
Graúna

É o lugar perfeito para se refrescar depois de um dia de praia. O rio da Graúna possui na região vários trechos acachoeirados e suas nascentes encontram-se no alto da Serra do Mar. O acesso até a queda d’agua é por estrada vicinal, de terra batida, a partir do Km 172 da Rio-Santos.
Laje das Pedras

  Poço das Andorinhas

Localizadas a cerca de dez quilômetros de Paraty, às margens da estrada de terra que leva ao vilarejo do Corisco. O Poço das Andorinhas é bem fundo, tem um salto 3,5 m e ducha natural, descendo o rio, abaixo do poço, há um escorregador formado pelas pedras em meio à densa vegetação da Mata Atlântica, Lage da Pedra também conhecida como Coriscão ou Lage Preta a bela cachoeira possui um pequeno escorrega e um grande lago de águas cristalinas.
Poço dos Ingleses

Nenhum comentário:

Postar um comentário