sábado, 14 de maio de 2011

As Lindas Praias de Paraty.

Praia Vermelha

Muito visitada pelas escunas e barcos que passeiam pela baía de Paraty. As águas são transparentes e calmas, faixas largas de areia branca e fina, banhada por ondas suaves, fica dentro de uma enseada abrigada. Tem uma nascente de água doce, bela e farta vegetação, dando assim um toque primitivo ao lugar. Excelente para banho. 

Praia da Lula

Pequena praia de águas transparentes e areia fofa, mar claro, calmo e sereno, entre as pedras, jorram uma bica de água doce, farta vegetação ao fundo, também muito freqüentada por barcos e escunas que visitam as ilhas próximas. Ótima para banho. 
 Ilha Comprida

Composta de parcéis que rodeiam uma lagoa muito azul, freqüentada por várias espécies de peixes, a tornam recomendável para mergulhos e pescarias devido suas águas límpidas e transparentes com muitos cardumes coloridos e grandes formações de corais, considerada um aquário natural, ótima para banho.

  
Ilha do Algodão

Entre a Ponta do Arpoador e a Ponta da Cajaíba. É a maior Ilha da Baía de Paraty. Mata Atlântica, com várias espécies nativas, e povoadas por pequenos animais. É considerado um excelente ponto para mergulho e pescaria. Nela vive uma comunidade pesqueira.
Ilha do Mantimento

Recebeu este nome porque os portugueses deixavam os alimentos quando a maré estava muito alta para chegar ao cais, uma das mais bonitas da baía. A ilha é considerada um local bom para mergulho, nela existe uma criação de Mico Leão Dourado, Cotias e Lagartos, que às vezes podem ser observados.
  Ilha Sapeca

Fica entre a Ilha do Malvão e a Ilha Comprida. É também conhecida pelo nome de Ilha do Sapê. Caracteriza-se pela existência de inúmeras formações rochosas, quase um amontoado de pedras, habitat natural de várias espécies marinhas. Com uma pequena e linda praia de areias branca, mar azul-turquesa de arrepiar, o que permite observar a intensidade da vida subaquática, com muitos cardumes coloridos, e ainda, sombreadas por pitangueiras.

Praia da Conceição

Coqueiros e amendoeiras, águas transparentes, verdes, areia clara e fina. Mais um paraíso escondido na baía de Paraty. Encanta por sua beleza natural e pela simpatia da comunidade local. Só Chega de barco e apesar de um pouco longe vale apenas mais esta maravilha. Não existe acesso por terra.
  
Praia do Jurumirim

Enseada de águas calmas e morna, com uma pequena praia e razoavelmente escondida, de onde parte e chega o Navegador “Amir Klink” de suas aventuras. Ali, ele mantém uma casinha bem simples, sem sequer energia elétrica, que é, também, a única construção do lugar.

Praia de Santa Rita

Água transparente, boa para a prática de snorkeling. Possui duas casas de pescadores, vegetação nativa, amendoeiras e coqueiros espalhados pela praia. Algumas pedras no meio da praia estendem-se até o mar.
Saco da Velha

Praia pequena de águas calmas, tranquilas e transparentes, no local há uma gruta e piscina naturais e grandes pedras enterradas na areia, ou, ainda, o barzinho rústico que existe no canto, com um gostoso galpão atrás de uma daquelas grandes pedras.

Enseada da Preguiça

Também conhecida como Enseada da Preguiça. Fica localizada dentro do Saco da Velha em frente à Ilha do Algodão. Enseada de águas calmas, claras e transparentes uma parada certa de saveiros que passeiam pela região, por ser muito agradável. Apropriada para o mergulho.
Ilha da Pescaria

De águas claras e transparentes, ponta de visita obrigatória dos saveiros que circulam a baía de Paraty. Muito procurada para mergulhos diurnos e noturnos, com profundidade média de 10 metros e boa visibilidade. Como seu próprio nome indica constitui um excelente ponto pesqueiro muito conhecido na região. Possui farta e exuberante vegetação.

Pouso da Cajaíba

Assim como as praias de Ipanema, Calhaus, Itaóca e Grande, a Praia do Pouso da Cajaíba está localizada na enseada do Pouso, há uma seqüência de bonitas praias. E a mais interessante delas é ainda mais linda, além de deserta: a Praia Grande da Cajaíba. Como se não bastasse, ela ainda é cortada por um riacho no meio da areia e tem uma pequena cachoeira na parte de trás, com acesso por uma trilha em plena Mata Atlântica. A região da baía da Cajaíba faz parte da Área de Proteção Ambiental do Cairuçú – APA do CAIRUÇÚ.



Praia de São Gonçalo

A praia São Gonçalo localiza-se aproximadamente a 32 km do centro de Paraty.  Os bares na praia e as águas mansas e cristalinas proporcionam um dia tranqüilo, na extensa praia de São Gonçalo, cortado pelo rio de mesmo nome. Você poderá também pegar um barco e ir conhecer a Ilha dos Pelados, que está bem em frente. A Ilha possui belíssima praia de águas calmas e cristalinas, que tornará seu passeio inesquecível. No mesmo passeio ainda é possível visitar algumas cachoeiras. Não deixe de levar máscaras e nadadeiras para apreciar as maravilhas do fundo do mar.

Praia do Jabaquara



Praia do Pontal

Nenhum comentário:

Postar um comentário