sábado, 12 de fevereiro de 2011

Chiba do Valhacouto

Valhacouto nome de um bar que Zé Kleber havia aberto num sobradão de sua propriedade – bar de vida curta, pressões políticas e uns tiros disparados contra sua porta aconselharam seu fechamento, bar muito frequentado por artistas, cineastas, atores, entre outros. "O pessoal ali era alegre demais para aqueles tempos sombrios".
O Valhacouto durou três anos. Nasceu em 1964 e terminou no dia 7 de setembro de 1967. Neste ato cívico, a fanfarra desfilava para as autoridades perfiladas na sacada da Prefeitura, próximo ao sobrado,do referido Bar, comemorando a Independência do Brasil. Incomodado com o som que lhe agravava a ressaca, o poeta não teve dúvidas. Abriu as portas do bar, declarou alto e bom som refrigerante gratis para todos e, sorridente, viu estudantes e músicos liquidarem tudo o que havia no estoque.
Quando não havia mais nada para comer ou beber, Zé Kléber subiu no balcão e declarou definitivamente encerradas as atividades do Valhacouto.
Foi-se o bar, ficou a fama. No final dos anos 1960, diversas equipes de cinema despencaram na cidade para usá-la como cenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário