segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Comunidade Saco do Mamanguá

O Saco do Mamanguá é considerado o único fiorde tropical, porque lembra os famosos canais da Noruega. Rodeado por Mata Atlântica impar no litoral brasileiro. Protegidos pela APA do Cairuçú e Reserva Ecológica da Joatinga, abriga uma fauna riquíssima, inclusive com ecossistemas de mangue. Trata-se de um saco fino e comprido que avança terra à dentro por (08) oito quilômetros e margeada por altas montanhas. Junto ao continente, estão os manguezais que servem de criatório de peixes, aves, camarões, crustáceos e outros pequenos animais. Trata-se de um lugar de rica natureza e ainda bastante primitivo, além de muito bonito. A não existência de energia elétrica torna-se uma comunidade Caiçara muito especial. O nome Mamanguá é de origem indígena e significa “lugar de comer” ou “lugar de almoço” em tupi. A praia do Cruzeiro, no interior do Saco do Mamanguá, é uma espécie de “sede” da comunidade local, onde quase todos são parentes, pescadores e fazedores dos barcos ou barquinhos de todos os tamanhos e estilos, que reproduzem as traineiras, veleiros e canoas e lembra um vilarejo cenográfico. Têm igrejinha na praia, barcos de pesca ancorados. De lá parte uma bonita trilha que leva ao topo do Pão de Açúcar, a principal montanha do mamanguá. A comunidade dedica-se a pesca artesanal, ao turismo e a produção de artesanato em caxeta, em especial as miniaturas de barcos, gamelas, remos, covos e tipitis.
HOJE A ENERGIA ELÉTRICA JÁ CHEGOU NA LOCALIDADE!!!

4 comentários:

  1. estou fazendo uma pesquisa escolar de Paraty,gostaria de saber quais as necessidades da população e os que os moradores gostariam de melhorar nesse local?

    ResponderExcluir
  2. Creio que o melhor a se fazer nessa situação de pesquisa escolar seja ir até a comunidade e conversar com as pessoas, observar o que acontece no local, tirar fotos. Isso para se ter uma ideia da situação real de lá.

    ResponderExcluir
  3. Caro, estou tentando contactar alguém da comunidade para fazer uma reportagem por lá em janeiro. Poderia me passar um contato? Catiana e Gilcimar não atendem o tel. Meu e-mail é gabriella.mancini@grupofolha.com.br . Muito obrigada

    ResponderExcluir